Linux Mint: Como Instalar

O Linux Mint é uma das distribuições mais interessantes lançadas nos últimos anos. Além de uma interface limpa e muito parecida com a do Microsoft Windows, o que facilita a migração de usuários desse sistema operacional, sua instalação é muito simples e rápida.

O objetivo deste artigo é mostrar como executar essa instalação.

Como qualquer instalação Linux, a primeira coisa que você deve fazer é o backup do seu conteúdo. Isso pode ser feito tanto usando uma mídia física – como um pendrive ou HD externo – ou através de um serviço na nuvem (Google Drive, Dropbox etc.).

Outro ponto importante é decidir se você instalará o Linux como um segundo sistema operacional, mantendo-o lado a lado com o sistema original (isso se chama dual boot), ou se você usará o disco todo de seu computador, tornando o Mint seu único sistema.

Muito bem, vamos ao tutorial!

Download do Linux Mint

Uma regra que vale para toda e qualquer distribuição: baixe apenas do site do fabricante original. Caso contrário, você correrá riscos de expor seu computador a malwares.

No caso do Linux Mint, o site para download é https://linuxmint.com.

Linux Mint: Como Instalar 1
Site oficial do Linux Mint.

Ao repousar o ponteiro do mouse sobre o item Download do menu, notamos que existe um Linux Mint 19.3 – a última versão do sistema – e um LMDE 3 – o Linux Mint Debian Edition. O Linux Mint 19.3 (e toda sua linha) é desenvolvido tendo o Ubuntu como base, talvez a distribuição mais popular e bem acabada da atualidade (inclusive é a que eu uso). Por derivar do Ubuntu, apresenta sempre versões atualizadas de softwares e drivers, inclusive para placas de som, placas de rede, placas gráficas etc. Por outro lado, o LMDE é baseado no Debian, a distribuição mãe do Ubuntu. Esta é bem mais conservadora e preza pela estabilidade, em detrimento de sua atualização. Recomendo fortemente o Linux Mint 19.3.

Linux Mint: Como Instalar 2
As duas versões básicas do Linux Mint.

Ao clicar em Download, você será levado à página onde você poderá baixar a imagem do sistema. Recomendamos que você baixe a versão Cinnamon, principalmente se você é usuário do Windows. A menos que você tenha um computador muito antigo, você deverá optar pela versão de 64 bits.

Linux Mint: Como Instalar 3
Página de download do Linux Mint. Recomendamos a versão Cinnamon de 64 bits.

MATE é uma interface mais tradicional, que pode não ser tão intuitiva para quem está começando com o Linux. Já o XFCE é uma das mais leves interfaces usadas no mundo Linux, e é um pouco mais complicada para iniciantes.

Clique no link de sua escolha e aparecerá uma tela com opções de mirrors para baixar o sistema. Aqui a regra é simples: procure o mirror mais próximo de você, pois costuma permitir um download mais rápido.

Linux Mint: Como Instalar 4
Alguns mirrors do Linux Mint.

A imagem que você vai baixar tem 1,9GB de tamanho, então esse processo deverá demorar um pouquinho, dependendo da velocidade de sua conexão com a internet.

Se você mora no Brasil, role bem a tela e você encontrará dois mirrors brasileiros: o da Universidade Federal de São Carlos e o da Universidade Federal do Paraná.

Quando clicar no link de sua escolha, você baixará um arquivo com extensão .iso; trata-se de uma imagem de disco. Em outras palavras, é um disco (um CD ou um DVD) que foi transformado em um arquivo. Ao ser preparado adequadamente, ele vai se tornar um disco inicializável em seu computador.

Terminado o download, grave-o em uma mídia física, de preferência um pendrive, e inicie o seu computador a partir dessa mídia. Não sabe como fazer isso? Veja este post com o passo a passo desse processo!

Ao inicializar seu computador com a mídia que você acabou de preparar, uma tela com diversas opções de boot aparecerá. Escolha Start Linux Mint, pressionando a tecla Enter em seu teclado.

Linux Mint: Como Instalar 5
Tela de inicialização da instalação do Linux Mint.

Quando for concluída a inicialização, será apresentada a tela inicial do Linux Mint.

Linux Mint: Como Instalar 6
Área de trabalho do Linux Mint.

Na verdade, esse já é o Linux Mint rodando na memória do seu computador, a partir da mídia física de instalação. Você poderá testá-lo à vontade antes de realmente instalar. É claro que há algumas limitações; por exemplo, se você alterar alguma configuração, isso será perdido tão logo você desligue ou reinicie o computador. Para instalar o sistema, dê um duplo clique no ícone Install Linux Mint.

Na tela inicial de instalação, escolha à esquerda o idioma de sua preferência e clique no botão Continuar.

Linux Mint: Como Instalar 7
Escolha do idioma da instalação.

A seguir, você escolherá o tipo de teclado do seu computador. Note que a escolha por Português (Brasil) deverá ser feita apenas se no seu teclado houver a tecla cedilha (Ç). Na dúvida, clique no botão Detectar layout do teclado e siga os passos sugeridos.

Linux Mint: Como Instalar 8
Escolha do layout do teclado.

Uma vez definido o teclado, clique no botão Continuar.

Na próxima tela, o instalador pergunta se você quer instalar softwares de terceiros. Sempre recomendo que você ative essa opção, principalmente se seu computador tiver placa de rede wi-fi Broadcom ou placa gráfica NVidia. A seguir, clique no botão Continuar.

Linux Mint: Como Instalar 9
Instalação de softwares de terceiros.

Chegamos, agora, a um ponto crítico da instalação. Se você quiser usar o Linux Mint como seu único sistema operacional (o que recomendo, sem nenhum escrúpulo), você deverá marcar a opção Apagar disco e reinstalar o Linux Mint. Note que essa opção apagará absolutamente tudo no seu disco rígido, eliminando todos os arquivos em todos os sistemas operacionais. Embora não apareça na imagem abaixo (não tenho nenhum sistema instalado no computador em que estou fazendo a instalação), é provável que na sua instalação apareça a opção para instalar ao lado do sistema atual, Windows, Mac ou outra distribuição Linux. Faça sua escolha e clique no botão Instalar agora.

Linux Mint: Como Instalar 10
Escolha do tipo de instalação.

Para ter certeza de que sua escolha foi correta, um diálogo aparecerá perguntando se o instalador deve escrever as mudanças em disco. Ao clicar no botão Continuar, a instalação começará.

Linux Mint: Como Instalar 11
Gravando as mudanças nos discos.

Na próxima tela, você deverá escolher seu fuso horário. Você poderá fazer isso clicando no mapa, ou digitando o nome de sua cidade (ou uma cidade grande próxima à sua). Escolhido o fuso, clique no botão Continuar.

Linux Mint: Como Instalar 12
Escolha do fuso horário do sistema.

Agora você criará o usuário principal do computador. Use seus dados e decida se a sessão deve se iniciar automaticamente ao ligar a máquina, ou se o Linux Mint deverá pedir uma senha. Esta é a opção recomendada. Preenchidas as opções, clique no botão Continuar.

Linux Mint: Como Instalar 13
Criação do usuário principal do computador.

Agora é só esperar um pouquinho (o tempo dependerá do tipo de computador que você tem); a instalação está em andamento.

Linux Mint: Como Instalar 14
Instalação em andamento.

Uma vez concluída a instalação, você pode continuar testando o Linux Mint, ou reiniciar o computador para, finalmente, usar seu novo sistema operacional.

Linux Mint: Como Instalar 15
Instalação concluída; agora, basta reiniciar o computador.

Ao reiniciar o computador, o Mint solicita que você retire a mídia de instalação (CD, DVD ou pendrive) e pressione Enter.

Linux Mint: Como Instalar 16
Ao reiniciar, você deverá retirar a mídia de instalação.

Se você instalou o Linux Mint ao lado de outro sistema operacional, ao reiniciar o computador aparecerá um menu (o GRUB) dando a opção de que sistema você quer utilizar. Caso contrário, a máquina vai iniciar automaticamente no Mint, apresentando-lhe a tela de login (se você escolheu informar a senha; caso contrário, essa tela não será apresentada).

Linux Mint: Como Instalar 17
Tela de login do Linux Mint.

Informe a senha, pressione Enter e pronto: você já pode usar seu novo sistema operacional. E eu gosto sempre de dizer: um computador com Linux é um computador feliz! 🙂


Ficou com alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão? Deixe seu comentário! Até o próximo post!

Compartilhe!!!

Ubirajara Neves

Biólogo, com formação também em matemática e física, professor, programador, podcaster, youtuber, blogueiro, divulgador de software livre. Acima de tudo, um apaixonado por ciência e tecnologia.

Deixe um Comentário